Comentários de Sociologia

segunda-feira, 26 de março de 2012

Vida e Natureza: Biologia e suas áreas

Vida e Natureza: Biologia e suas áreas

Biologia e suas áreas

A Biologia  é e o estudo da vida (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo). Ela será repartida em muito ramos, que irão formar estudos independentes,  que juntos se completam, explicarei cinco.


A ecologia  é o estudo das relações dos seres humanos entre si, bem como  o meio ambiente. Esta área da biologia deve ser destacada, por tudo o que estamos vivendo nos dias de hoje.
 É muito importante para a nossa sobrevivência aprendermos a conviver em harmonia com o meio ambiente, e que todos contribuam fazendo sua parte, como coisas simples de nosso cotidiano, recilcar o lixo, poupar a água, entre outras.
Aprofundando o estudo da Ecologia, você encontrará outras áreas: Autoecologia, Sinecologia (Ecologia Comunitária), Demoecologia (Dinâmica das Populações), Macroecologia, Ecofisiologia (Ecologia Ambiental) e Agroecologia. 















A citologia é a área da biologia que estuda as células uma unidade fundamental da vida. Abrange o conhecimento da estrutura e funções que a mesma contém. 
Célula, do latim, significa espaço cercado por paredes. Podemos associar essa área com a nossa vida de uma maneira:
 Todo o ser vivo é composto de células, nós  possuímos aproximadamente em torno de 75 trilhões de células no corpo humano, pouquinho não?







A Genética é basicamente a ciência dos genes, das leis da hereditariedade e da diversificação dos organismos.
 Área que estuda a forma como transmitem-se as características biológicas de geração para geração, quando falamos que a filha é parecida com a mãe, estamos lidando com a hereditariedade. Esta fórmula genética está presente em cada uma das células. 







A imunologia estuda o sistema imunológico as funções do mesmo. 
O sistema imune é muito multíplice, mas certos componentes são facilmente captados como anticorpos.
Essa ciência prioriza a verificação de processos de defesa do organismo contra agentes estranhos como antígenos, vírus, bactérias, protozoários e até parasitas. 
O antígeno é uma substância que causa uma reprodução de anticorpos e linfócitos que insurgem especificamente com a substância. 
Graças a isso, temos a possibilidades de precaver, detectar e combater doenças e alergias. 











Etnobiologia é o estudo científico da dinãmica de relacionamentos entre pessoas e seus grupos culturais, biota, e o meio ambiente, desde o passado distante até o presente imediato. 
De acordo com Darrel Addison Posey, a Etnobiologia estuda o conhecimento e as conceituações criadas por qualquer sociedade a respeito da Biologia, é o estudo do papel da natureza no sistema de crenças e de acomodações do homem a determinados ambientes.
 Adams fala que além disso, a Etnobiologia prioriza e cataloga o conhecimento acumulado pelas populações tradicionais, concede argumentos importantes para a privatização destes povos e de seus habitats para a geração de políticas sociais e ecologicamente mais justas. 
Dentro da Etnobiologia há algumas áreas:
 Etnozoologia, Etnobotânica, Etnoecologia, Etnoentomologia, Etnofarmacologia, a Etnobiologia pode contribuir para que os professores investiguem e compreendam quais os conhecimentos culturais acerca da natureza e seus elementos os estudantes trazem consigo para as salas de aula.






Tenho certeza que a Biologia é uma das ciências maispriorizadas e está presente em nosso cotidiano.  Pode-se dizer que por menor que seja a postura que tomemos, ela virá a influenciar em uma série de fatores que agridem o meio ambiente.